DAPP – Dermatite Alérgica à Picada da Pulga

 

A dermatite alérgica à picada da pulga é a condição dermatológica mais frequente em animais de companhia. Deve-se a uma reacção de hipersensibilidade da pele quando ocorre injecção de saliva da pulga durante a mordedura ao animal.

Afecta tanto cães como gatos, sendo que nos cães afecta mais usualmente a zona dorso lombar e base da cauda, mas também coxas, virilhas e abdómen. Nos gatos, as lesões localizam-se nas mesmas zonas e ainda na zona cervical (pescoço, orelhas e cabeça).

 

Esta hipersensibilidade provoca inflamação e prurido (comichão). O animal normalmente manifesta-se quando se morde, lambe ou coça constantemente, resultando lesões cutâneas com alopécias (falhas de pêlo), feridas, crostas e hiperpigmentação da pele.

Lesões cutâneas nas áreas0do rabo, dorso lombar e membros posteriores devido à hipersensibilidade da pele à saliva da pulga

 

Poderá surgir uma infecção cutânea secundária que, por vezes, se apresenta sob a forma de uma dermatite húmida.

 

Existem vários quadros de DAPP, sendo por vezes necessário antibiótico e anti-inflamatório com vista em controlar esta condição.

 

Surge sobretudo na Primavera e Verão, apesar de poder ocorrer nas outras épocas do ano também. O diagnóstico baseia-se na observação de pulgas ou excrementos delas no pêlo, na presença de prurido intenso e na distribuição típica das lesões.

 

O tratamento consiste numa combinação entre animal e meio envolvente. Apesar de se aplicar tratamento no animal, isso não irá ser suficiente, estando o meio contaminado, correndo o risco de ser novamente infestado e de não se obter um resultado positivo a nível do tratamento.

 

Assim sendo, é aconselhado um controlo periódico com agentes que eliminam as pulgas tanto no animal como no meio envolvente.

Peça mais conselhos! Na Casvet Hospital Veterinário tem uma equipa especializada à sua disposição, que o poderá aconselhar conforme a sua situação, a saber que produtos poderá utilizar, quais os mais indicados e em que períodos deverá fazer essas despasitações.

 


Deixe um comentário